FAQ

Perguntas Frequentes

A TOP AVIATION está homologada pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), a realizar as manutenções para:

  • Linha Cirrus Aircfraft nos modelos SR20, SR22, SR22T;

  • Aeronaves Piper Aircraft nos modelos PA34 220T (Seneca III, IV, V);

  • Linha Mooney Airplane Company no modelo M20TN;

  • Linha Robinson Helicopter nos modelos R22, R44 e R66;

  • Aeronaves da Maule Aircraft, MX-7-180, MX-7-180C;

  • Aeronaves Neiva-Seneca (BEM-810C/D (Seneca II E Seneca III), série BEM-712D (Sertanejo), série 56-C e 56-C1 (Paulistinha); e

  • Beetchcraft modelos V35, V35A, F33A, 36, 36A, A36T e G36 (Bonanza); e os modelos D55, E55, 58, G58, 58P, 58TC (Baron).


Para estas aeronaves, a TOP AVIATION realiza as inspeções e manutenções segundo o cronograma de cada fabricante; as inspeções anuais de manutenção (IAM); as revalidações do Certificado de Aeronavegabilidade; e as manutenções preventivas e corretivas não regulares.

  • Gestão da Aeronave: consiste na gestão administrativa de toda a documentação da aeronave, junto aos órgãos aeronáuticos brasileiros, incluindo todo o controle técnico de manutenção (CTM);

  • Consultoria na escolha, na compra e venda de aeronaves, visando o melhor custo benefício operacional para o Cliente;

  • Hangaragens: nas modalidades de pernoites ou de hangaragens mensais. A TOP AVIATION disponibiliza mais de 1400 m² de área para os serviços de hangaragens;

  • Estética: consistindo de limpeza, hidratação e de higienização de interiores das aeronaves;

  • Avaliação de Aeronaves para transações de compra e venda de aeronaves;

  • Processo de pré-compra de aeronaves;

  • Venda de aeronaves seminovas;

  • Venda de partes, peças e consumíveis.

Não. O serviço de taxi aéreo só pode ser prestado por empresa que cumpram todas as exigências e requisitos da ANAC. Operações Aéreas e Operações e Especiais, são comercializadas pela TOP AVIATION, sendo que os serviços serão prestados pelas suas parceiras, devidamente homologadas pela ANAC como Taxi-Aéreo e neste caso a TOP AVIATION informará o usuário contratante dos serviços a matrícula da aeronave que executará o transporte, cumprindo assim, a regulamentação da ANAC.

  • Seguros Aeronáuticos: feitos através da parceira VOKAN;

  • Suporte à tripulação e a usuários: através de suas parceiras, a TOP AVIATION providencia as reservas em hotéis da região, translado, alugueis de veículos e serviços de comissária para as aeronaves;

  • Treinamentos: feitos através de sua parceira ESCOLA PARANAENSE DE AVIAÇÃO.

  • Fretamentos de Aviões e Helicópteros: através de suas parceiras XXXXXX, XXXXXX.;

  • Operações Especiais: através de suas parceiras XXXXXX, XXXXXX que prestam serviços de transporte aeromédico, aerofotogrametria, aeroinspeção, aeropublicidade, entro outras operações.

  • Voos Panorâmicos e Turísticos na região, feitos através de sua parceira XXXXXX;

  • Abastecimento de Aeronaves.

A TOP AVIATION oferece aos seus Clientes uma equipe altamente capacitada e uma infraestrutura moderna de confortável, contando com:

  • Sala VIP;

  • Supporte Office;

  • Espaço Café Santos Dumont.

Entre em nosso site e em fale com a Top Aviation , envie os seus dados solicitando o cadastro, pessoa física ou jurídica, incluindo o prefixo da aeronave. Não se preocupe que os seus dados serão usados somente no âmbito da TOP AVIATION e não serão divulgados sob qualquer hipótese à terceiros.

Na página Home do site da Top Aviation, click em Solicitação de Cotação de Serviços e Produtos , solicite o orçamento sobre as suas necessidades em formulário próprio.

Na pagina Home do site, click no ícone referente ao serviço desejado e solicite o agendamento dos serviços requeridos.

Após solicitar o seu orçamento via site da TOP AVIATION, uma proposta será encaminhada para endereço indicado, com a indicação do Supervisor de Operações e Mercado (SOM) que lhe irá atender.

A TOP AVIATION está sempre aberta às negociações, principalmente no tocante às condições e meios de pagamento. Os preços apresentados na proposta já esclarecem estas condições, bem como a pontuação no Programa de Fidelidade da TOP AVIATION.

Formalizando por e-mail a autorização referente à proposta enviada. Lembramos que propostas de manutenção enviadas nesta fase, tem seus valores estimados, sendo que terá sua quantificação e qualificação dos serviços confirmada, quando da inspeção na aeronave.

Aditivos nas Ordens de Serviços em qualquer fase da manutenção, serão devidamente informados e formalizados ao Cliente, cujos adendos devem também ser autorizados.

A TOP AVIATION oferece ótimas condições e diversos meios de pagamento. Nossos Clientes podem pagar com Cartão de Crédito, Cartão de Debito, Boleto Bancário, etc. O Cliente deve manter a seu cadastro atualizado, sendo que neste caso, a TOP AVIATION parcela o pagamento em até 03 vezes, sem juros.

Não. Depois de negociada a Ordem de Serviço, os valores e o número de parcelas negociada, não poderá ser mudada.

Invista um pouco do seu tempo para avaliar os serviços da TOP AVIATION, pois ele refletirá diretamente em nosso próximo atendimento. A TOP AVIATION, através do Sistema TOP da Qualidade, avalia todos os elogios e reclamações recebidas e promove medidas de melhoria contínua em seus processos internos, com o compromisso de melhor atender aos seus Clientes. Assim como as reclamações, os elogios são importantes para nós da TOP AVIATION, pois motivam a nossa equipe a melhorar o nível de nossos atendimentos.

Caso vc esteja com alguma insatisfação, por menor que seja, em face do atendimento recebido de nossos prepostos, use os canais abaixo, na seguinte prioridade:

  1. Contate o Supervisor de Operações de Mercado (SOM) /Responsável Técnico que lhe atendeu e formalize sua reclamação, via área de contato, site da empresa. Caso não tenha uma resposta para o seu problema, passe para a próxima instância.

  2. Contate o Gestor da Qualidade, e formalize a sua reclamação. Caso não tenha uma resposta em 48 horas do setor da qualidade, passe para a última instancia.

  3. Fale com o nosso C.E.O. e ouvidor da TOP AVIATION, pelo telefone ou e-mail, declaro no site da empresa.

É o seguro que protege pessoas Físicas e Jurídicas contra danos e perdas das aeronaves e a Responsabilidade Civil a terceiros.

Sim, o seguro RETA (Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo) é obrigatório a toda e qualquer aeronave que opere o Território Brasileiro.

É o seguro aeronáutico obrigatório para qualquer aeronave, independente da utilização da aeronave, exigido pela ANAC. Divide-se em cinco classes, sendo elas: Passageiros, Tripulantes, Danos pessoais e Bens no solo, Colisão e Abalroamento e Bagagens (tripulantes e passageiros).

As principais coberturas são:

  • Morte

  • Invalidez

  • Despesas medidas e suplementares

  • Incapacidade temporária

Estão amparados por este seguro os tripulantes e passageiros, bem como  danos materiais e corporais causados a pessoas e bens no solo.

Atualmente o valor da cobertura por assento é de R$ 72.410,37 e a contratação de todos os assentos é obrigatória para todas as aeronaves.

É o seguro cuja cobertura é destinada à proteção da aeronave em si, contra algum dano que possa ocorrer, seja ele por acidente ou por ato de terceiros.

Não! O objetivo do seguro CASCO é a reposição do bem. A cobertura deverá ser contratada sempre no valor de mercado atual para reposição do bem. Também não é recomendável a contratação do seguro CASCO por um valor acima do mercado pois não haverá garantia que o valor contratado seja indenizado. A seguradora sempre pesquisa opções no mercado mais próximas da realidade da aeronave no momento do sinistro, indenizando este valor (descontando a franquia se aplicável) limitado ao valor contratado na cobertura CASCO. Portanto, não vale a pena segurar um valor muito alto pois estaria pagando um prêmio mais alto sem garantia de recebimento deste valor.

No momento do sinistro, as horas do piloto, informadas no questionário de risco, devem ser comprovadas. A seguradora checa a informação de experiência do piloto somente no momento do sinistro. O que vale é o que está na CIV! Portanto, a informação que seve ser informada é a totalidade das horas contidas na CIV. É válido a informação das 6000 horas por comprovar que existe uma experiência maior, porém a apólice do seguro CASCO deve ser feita baseada nas horas que possam ser comprovadas pela CIV.

Depende da seguradora. Existem seguradoras que trabalham esta cobertura de forma adicional a cobertura Casco, enquanto outras seguradoras oferecem esta cobertura como um sub-limite da cobertura LUC.

Esta é uma cobertura importante, e o segurado deve ficar atento sobre a existência desta cobertura em sua apólice.

Sim, o roubo da aeronave está coberto na cobertura CASCO. Existem alguns casos em que roubo de aeronave foram enquadrados dentro da cobertura Guerra, portanto sempre recomendamos a contratação da cobertura de Guerra, Sequestro e Confisco em conjunto com a cobertura CASCO.

A cobertura de Guerra costuma andar junto com a cobertura de CASCO porém com um custo adicional. A Cobertura contempla cobertura para Guerra, Sequestro e Confisco da aeronave pelo governo. Embora pareça ser uma cobertura que não se aplica ao Brasil por não possuirmos Guerra em nosso território, nós sempre recomendamos a contratação desta cobertura por conta da cobertura de Sequestro que está incluída na mesma cláusula. Além disso o custo dessa cobertura é bem baixo e normalmente contratado na maioria dos casos.

Guerra: A Seguradora pagará, substituirá ou reparará a perda ou danos causados a aeronave segurada, causados por:

  • Guerra, invasão, atos de inimigos estrangeiros, hostilidades (haja ou não guerra declarada), guerra civil, rebelião, revolução, insurreição, lei marcial, poder militar ou usurpado ou tentativas para usurpação do poder;

  • Greves, tumultos, comoções civis ou distúrbios trabalhistas;

  • Qualquer ato de uma ou mais pessoas, sendo ou não agente(s) de um Poder Soberano, com fins políticos ou terroristas, seja a perda ou dano dele resultante acidental ou intencional;

  • Qualquer ato malicioso ou ato de sabotagem.

Sequestro: Perdas ou danos decorrentes de apreensão ilegal ou exercício indevido de controle da Aeronave ou da tripulação em voo (inclusive qualquer tentativa de tal apreensão ou controle) intentados por qualquer pessoa ou pessoas a bordo da Aeronave, agindo sem o consentimento do Segurado.

Confisco: Perda ou danos a Aeronave diretamente causados por confisco, nacionalização, apreensão, sujeição, detenção, apropriação, requisição por direito ou uso ou por ordem do Governo (seja civil, militar ou de fato) e/ou autoridade pública ou local, de país abrangido no perímetro de cobertura da apólice.

O seguro LUC Limite Único Combinado, é o seguro Responsabilidade Civil em Excesso ao RETA, que garante o reembolso das indenizações que a empresa possa ser obrigada a pagar a terceiros, por danos corporais e/ou materiais. É um seguro similar ao RETA, porém com coberturas mais abrangentes.

O preço da contratação dos seguros para as coberturas de CASCO e LUC é analisado caso a caso, conforme questionário de avaliação de risco. Dentre todas as informações dos questionários, existem algumas que são fundamentais para avaliação do risco. São elas: valor da aeronave, local de operação, informações sobre a tripulação e histórico de sinistros. Quanto mais detalhado for o questionário, melhor será o entendimento da seguradora sobre o risco e consequentemente um desconto maior será aplicado. Sempre importante fornecer o máximo de informações sobre a operação para que o seguro seja feito de forma adequada e principalmente na melhor condição disponível do mercado.

Normalmente esta cláusula é negociada somente em apólices de linha aérea, porém dependendo do tamanho da frota, é possível negociar com a seguradora uma cláusula específica para este assunto. Em uma apólice individual, essa contratação é mais difícil.

O seguro LUC (limite único combinado) e um seguro de responsabilidade civil que funciona como uma apólice a segundo risco em relação ao seguro RETA. Isso quer dizer que após esgotamento do limite do seguro RETA que é bem baixo, a apólice LUC pode ser acionada e portanto o cliente terá um limite maior para indenizar ou fazer acordo com terceiros (passageiros ou não) que possam ter sofrido algum dano por conta de um acidente aeronáutico. Cobre também despesas médicas e advocatícia entre outras.

Depende da seguradora. Existem seguradoras que consideram automaticamente em suas cotações esta cobertura, porém outras não oferecem a mesma a não ser que o segurado solicite.

Garante o reembolso das indenizações que o mesmo vier a ser obrigado a pagar judicialmente ou por acordo previamente autorizado pela seguradora por danos corporais e/ou materiais a transportados e/ou não transportados. Dentre as principais coberturas estão:

  • Indenizações a terceiros que segurado venha ser obrigado a pagar judicialmente ou mediante acordo com aprovação da seguradora

  • Custos com a defesa do segurado

  • Despesas de contenção de sinistro

  • Despesas de salvamento

  • Assistência médica e despesas suplementares

  • AV ? 52E (Cláusula de Extensão de Cobertura Responsabilidade Civil)

Garante cobertura de responsabilidade civil contra acidentes, quaisquer que sejam as causas e atos danosos praticados e ocasionados decorrentes de Guerra, Sequestro ou outros riscos correlatos.

Sim, é possível a contratação de uma apólice somente CASCO sem a contratação da cobertura LUC.

Sim, é possível a contratação de uma apólice somente LUC porém é importante ressaltar que o custo desta cobertura será agravado do que se contratada em conjunto com a apólice CASCO.

Não, seguro LUC não é proporcional! Muitas vezes um aumento significativo de cobertura tem um pequeno aumento no custo (prêmio), e portanto, sempre é valido solicitar opções diferenciadas da cobertura LUC para avaliação no momento da contratação.

A seguradora baseia a proposta e apólice conforme informações preenchidas no questionário de avaliação de risco, portanto é muito importante que esse questionário seja preenchido com atenção refletindo exatamente a operação da aeronave.

Três dos principais pontos a serem observados para verificar se o seguro está adequado são:

  • Valor segurado: importante que este valor da cobertura CASCO esteja de acordo com o valor de mercado da aeronave, pois a seguradora irá indenizar baseando no valor de mercado de reposição do bem respeitando o limite máximo contratado.

  • Experiência exigida para a tripulação: verificar junto ao piloto se ele atende a cláusula de exigência da seguradora. Caso sua apólice não atenda o seu piloto, contate seu corretor imediatamente para essa adequação caso contrário poderá ter uma indenização negada pela seguradora.

  • Operações em pistas não pavimentadas: para aeronaves asa fixa existem seguradoras que não cobrem este tipo de operação, mesmo que seja uma pista homologada.

Por muito tempo a frase acima foi verdade. Até pouco tempo atrás as seguradoras ofereciam seguro somente para aeronaves até 25 anos, sendo que algumas seguradoras conseguiam estender até 35 anos. Isto não é mais verdade, pois a VOKAN desenvolveu junto a uma seguradora multinacional condições de seguro CASCO e LUC para aeronaves consideradas mais antigas, sem limitação de idade.

A Cobertura de despesas adicionais com aeronaves substitutas pode ser incluída na apólice mediante solicitação ao corretor e cobrança de prêmio adicional.

Garante a responsabilidade seja do dono do hangar ou, do operador, ou de quem alugue ou de quem ceda vagas para aeronaves de terceiros. Em caso de incêndio, roubo, vendaval ou, qualquer outro acidente que eventualmente cause danos totais ou parciais na aeronave de terceiros localizados no espaço do Hangar, o Seguro de Responsabilidade Civil Hangar-RC Hangar cobrirá os danos. Este seguro ampara, também, o sub-limite exigido pelos aeroportos de danos morais e danos estéticos sem agravo no custo, assim como oferece também cobertura de responsabilidade civil para equipamentos ou veículos de propriedade do segurado que transitem dentro do aeroporto. É possível também adicionar ao seguro a Seção2-Responsabilidade Civil Produtos e Seção3-Vôos de Teste, recomendadas especificamente para oficinas de aeronaves.

O RC aeroportuário possui as seguintes coberturas:

  • Veículos que circulam em recintos aeroportuários;

  • Manuseio de Cargas e Bagagens;

  • Abastecimento de aeronaves;

  • Serviços de Bordo;

  • Hangaragem;

  • Administradores de aeroportos.

Sim! O seguro pode ser alterado através de um endosso, que é o documento padrão de alteração de uma apólice de seguro. Dependendo do tipo do endosso, esta alteração pode ser feita com custos adicionais ou sem custo.

É o valor que o segurado paga à seguradora, pelo seguro contratado. É uma das principais obrigações do segurado, além das informações fidedignas prestadas à seguradora.

O atraso ou o não pagamento dos prêmios nas datas previstas podem acarretar a suspensão ou o cancelamento do seguro, prejudicando o direito da indenização. Verifique sempre as cláusulas de atraso de pagamento, em sua apólice.

O prazo para indenização fixado pela SUSEP (órgão que controla o mercado segurador) é de 30 dias após o recebimento do último documento solicitado pela seguradora.

São terceiros: os passageiros, tripulantes e pessoas / bens no solo. Os proprietários não são considerados terceiros. Aeronaves, veículos, edificações e pessoas trabalhadores ou em trânsito nos aeroportos, são considerados terceiros para efeito de seguro.

  • Corretores Exclusivos da CIRRUS AIRCRAFT no Brasil

  • Ampla carteira de aeronaves executivas : Aviões e Helicópteros

  • Desenvolvimento de soluções diferenciadas para Escolas de Aviação

  • Seguro Agrícola

  • Seguro RC Hangar

  • Seguro Aeroportuário

  • Seguro RETA

A VOKAN entende que seguro aeronáutico é matéria para especialistas. Assim sendo, apresenta os seguintes diferenciais:

  • Atua em todo o território brasileiro, por meio de filiais e de seus parceiros (representantes).

  • Seu atendimento é altamente personalizado, ágil e consultivo.

  • Atura em todos os segmentos aeronáuticos.

  • Possui um alto índice de satisfação e de fidelização.

  • Apresenta tempos recordes no pagamento dos sinistros.

  • Em sua carteira, tem mais de 1.30 aeronaves seguradas.

  • Mais de 10% da frota das aeronaves brasileiras são Clientes da VOKAN.

Trabalhamos com as principais seguradoras que operam seguro aeronáutico no mercado, são elas: Allianz, AIG, AXA Seguros, Bradesco, Chubb, Excelsior, Fairfax, Mapfre, XL Catlin e Tokio Marine. Assim, ela possui vantagens negociais com estas seguradoras, proporcionando as melhores condições comerciais aos seus Clientes.

Sim, a seguradora pode optar por não cotar o risco após análise dos questionários de avaliação de risco. Além disso, mesmo após a contratação e fechamento do seguro pelo corretor, a seguradora tem 15 dias para devolução da proposta.